quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Se Eu Fechar Os Olhos Agora"


Quem não gosta de receber presentes? Não conheço um ser, inesperadamente ou de forma esperada, cujos olhos não brilhem  ao ser lhe entregue um regalo. Há pessoas que nos presenteiam por obrigação e nem imaginam o que gostaríamos de receber, aquele colega que o conheceu há pouco, ou há muito, mas nunca se interessou pelos seus gostos; aquela pessoa que sorteou seu nome no amigo (inimigo para uns) x, um parente distante, etc. Contudo existem aqueles fazem parte do seu rol de amigos desde muito, porém não estão diariamente ao seu lado, e, ainda assim, sabem escolher, quando precisam, um presente que o agrade. Foi assim no meu aniversário. Meus olhos brilharam com tudo que recebi, pois eram o que eu gostava. Tenho paixão por leitura e ela me acompanha desde minha meninice, companheira de longuíssima data. Assim, dentre todos os objetos que vieram à minha mão, houve um que não pude me furtar de mencioná-lo aqui: o livro do escritor Edney Silvestre "Se Eu Fechar Os Olhos Agora".

O livro no início não me pareceu algo que me apresentasse uma literatura inovadora, uma trama que me aguçasse a leitura - ainda que tivesse sofrido a mais alto elogio da minha presenteadora. A verdade é que em muitos momentos lembrava-me das histórias lidas na adolescência em tramas da coleção Vagalume. Todavia, foram apenas, ainda bem, primeiras impressões.

"Se Eu Fechar Os Olhos Agora" é de fácil leitura, pois a escrita flui claramente e a trama é bem articulada. É uma obra de aventura que remete a certas situações comuns a muitos jovens outras a adultos.  Embora seus personagens principais sejam crianças, ajam e pensem como tais, o mundo no qual se inserem é dos adultos e a mistura desses dois mundos traz-nos, escancara a nós, a crueza, vileza, dureza, que envolve o humano. A ação juvenil de autoafirmação (desvendar um crime para ser amado, reconhecido pelo pai) acaba por abrir portas, armários, gavetas, nos quais segredos inimagináveis.

Não acreditei que, após o início, mesmo que expondo uma assassinato brutal, tivesse desenrolar tão complexo e não menos selvagem em suas revelações. Não pensei que Edney Silvestre fosse escrito e um dos bons.

Assim, deixo aqui dica de leitura e de presente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário